Uma padaria, que não teve o nome divulgado, foi interditada após uma ação da equipe da Coordenadoria de Fiscalização de Alimentos do Departamento de Vigilância em Saúde, o Devisa, da Secretaria de Saúde, na última quarta-feira no distrito de Barão Geraldo, em Campinas.
Segundo o Devisa, o estabelecimento não cumpriu os requisitos de boas práticas na manipulação e armazenamento dos alimentos. Os fiscais constataram acúmulo de objetos em desuso, resíduos de alimentos em vários locais da padaria, além de sujeira e a ausência de barreiras físicas que impedem a entrada de animais como insetos, baratas e ratos.
A fiscalização ainda encontrou falta de controle e monitoramento de temperatura dos alimentos em todas as etapas, ausência de higienização dos alimentos, produtos preparados sem identificação e sem controle da validade, dentre outras infrações.
O Devisa foi ao local após denúncia anônima recebida pelo telefone 156. Depois da correção das infrações, o estabelecimento poderá solicitar a desinterdição. Segundo os fiscais, o cumprimento das boas práticas de manipulação e armazenamento de alimentos são essenciais para proteger a saúde da população das doenças transmitidas por alimentos.