Quem se recusa a usar máscaras para evitar a transmissão do coronavírus não está enfrentando problemas para usar o transporte público intermunicipal.
O passageiro Josevan Pinheiro afirmou que não usa máscara porque não tem medo de ficar doente.
A obrigatoriedade do uso de máscaras vale para as linhas do transporte público que ligam Campinas a Sumaré, Hortolândia, Americana, Santa Bárbara d’Oeste, Valinhos, Vinhedo, Itatiba e Morungaba. Na prática, porém, o uso parece ser opcional.
A passageira Lucidalva dos Santos viajou nesta segunda-feira, 28, em um ônibus da linha 701, que faz o trajeto de Hortolândia até Campinas. Segundo Lucidalva, nem o motorista estava usando máscara.
O governo de São Paulo voltou a tornar obrigatório o uso de máscaras nos ônibus do transporte intermunicipal na sexta-feira, 25, e a medida passou a valer no sábado, 26. A volta das máscaras nos ônibus intermunicipais acontece após um momento de alta de casos de Covid-19 em várias cidades do Estado de São Paulo, além do surgimento de subvariantes da Ômicron.
Nas últimas duas semanas, os hospitais estaduais registraram aumento de 156% nas internações em enfermaria e 97,5% em UTIs.