Policiais da Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais) da 1ª DIG (Delegacia de Investigações Gerais), e do Grupo de Operações Especiais – GOE, cumpriram, nesta quinta-feira (17), cinco mandados de busca e apreensão em duas residências e três empresas por suspeitas de lavagem de dinheiro.
Os mandados de buscas foram realizados em Campinas, nos bairros Alphaville, Taquaral e Jardim Palmeiras; e em Paulínia, no bairro Santa Cecília.
No Alphaville, o pai de um investigado atendeu os policiais e informou que o filho mudou de endereço. Os policiais fizeram buscas no imóvel e encontraram documentos e um cofre, onde também encontraram um revólver sem documentação e mais de R$30 mil em dinheiro.
O homem foi preso por porte ilegal de arma de fogo. De acordo com o delegado da 1ª DIG, José Glauco Ferreira, o pai do investigado afirmou que não sabe o novo endereço do filho.
O pai do investigado pagou fiança no valor correspondente a 13 salários mínimos. Ele vai responder em liberdade pelo crime de posse ilegal de arma de fogo.
No Jardim Palmeiras, também em Campinas, um segundo alvo estava na residência e acompanhou as buscas de documentos.
De acordo com informações policiais, as investigações tiveram início após o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) indicar alvos suspeitos de lavagem de dinheiro na região.
As equipes, então, passaram a investigar um suspeito que movimentou recursos incompatíveis com o seu patrimônio e atividade econômica, intermediando compra e venda de álcool diretamente de usinas para postos de combustíveis de bandeira branca e por outras empresas, que também são alvos de investigações. As movimentações financeiras aconteceram por meio de TEDs, DOCs e transferências entre bancos.
Todo material de interesse das investigações que foram apreendidos serão analisados e usados como materialidade nas provas do crime de lavagem de dinheiro, e serão fonte de informação para identificar outros envolvidos no crime.