Possível volta de impostos federais preocupa setor de combustíveis

Foto: Guilherme Pierangeli

O Sindicato dos Postos de Combustíveis de Campinas e Região, o Recap, emitiu uma nota demonstrando preocupação com a volta da inserção de impostos federais, como PIS/Cofins e Cide, no preço dos produtos.

A desoneração, feita pelo Governo Federal com esses tributos, e do ICMS por parte dos estados, está garantida apenas até 31 de dezembro. Com isso, o preço nas bombas caiu no segundo semestre deste ano. O senador eleito Wellington Dias (PT), que coordena o orçamento no gabinete de transição para o governo que vai tomar posse em 1º de janeiro, declarou que a manutenção do imposto zero será discutida apenas no próximo ano.

Caso isso aconteça, o presidente do Recap, Emílio Martins, afirma que será impossível manter os preços atuais ao consumidor.

Para diminuir o preço dos combustíveis, o poder público deixa de arrecadar mais de R$ 50 bilhões em um ano com a desoneração. A prorrogação da renúncia fiscal teria que passar pelo Congresso Nacional para ser renovada por meio de medida provisória.

O presidente do Recap acredita que o desconto não foi uma medida eleitoreira e deveria ser permanente para manter o mercado de combustíveis em um valor acessível para os postos e também os consumidores.

sonora 2

O futuro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende mudar a política de preços da Petrobras, que define o valor de acordo com a cotação do petróleo no mercado externo, calculada em dólar.

A nova equipe pretende levar em conta também o valor do refino no Brasil para fazer uma média e definir o preço, o que, em tese, deixaria o combustível mais barato.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

Influenciadora, ex de jogadora da Seleção Brasileira de Futebol, morre após acidente em Campinas 

Como estão as vendas nos comércios de Campinas com a crise do metanol?

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.