Ouça ao vivo

Veja como está a vacinação contra covid-19 para bebês na região

Foto: Divulgação

A imunização contra covid-19 para bebês que tem doenças crônicas a partir de seis meses até três anos de idade já está acontecendo em algumas cidades da região de Campinas. Em outros municípios, a aplicação começou nesta sexta-feira.

Já algumas prefeituras definiram o início da campanha para semana que vem.

A CBN Campinas fez um levantamento para contar como está a situação nas cidades da Região Metropolitana que já divulgaram o esquema.

É importante lembrar que a vacina é, neste primeiro momento, para bebês que tenham doenças crônicas ou problemas no sistema imunológico. 

Caso haja sobra nas doses, é autorizado a fazer a “xepa” convocando outras crianças que não tenham doenças crônicas. 

A Pfizer Baby é aplicada em três doses. A segunda será aplicada 28 dias depois da primeira e a terceira 56 dias após a segunda. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a dose pode ser aplicada simultaneamente com as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação. 

A imunização de crianças com a Pfizer Baby foi autorizada pela Anvisa em outubro.

Campinas

A cidade começou a vacinação nesta quinta-feira em oito centros de saúde: Centro, 31 de Março, Aurélia, São Marcos, Ipê, Nova América, Florence e Vista Alegre. Não há necessidade de agendamento, e a prefeitura cadastra crianças que não tenham comorbidades. Elas podem ser chamadas para a xepa, no fim do dia.

Santa Bárbara d’Oeste

Assim como Campinas, Santa Bárbara começou a aplicar as doses da vacina da Pfizer nos bebês nesta quinta-feira, sem necessidade de agendamento, em quatro unidades: UBS Cidade Nova funciona das 7h30 às 18h; na UBS da Linópolis, das 7h30 às 12h e das 13h às 15h30; e nas unidades da Regional Zona Sul e do Mollon das 7h30 às 15h30.

Jaguariúna

A vacinação vai começar na segunda-feira, 21, em duas unidades de saúde. Na UBS Florianópolis, o atendimento vai ser das 7h30 às 12h e das 13h às 19h30. Já na unidade do bairro Cruzeiro do Sul, as doses vão ser aplicadas das 8h às 12h e das 13h às 16h. A cidade recebeu 180 doses.

Hortolândia

O município recebeu 740 doses da vacina da Pfizer, e também inicia a aplicação na próxima segunda-feira, 21, nas UBS do Novo Ângulo (das 8h às 12h) e do Parque do Horto (das 8h às 15h30). Nos demais dias da semana, o atendimento acontece em outras unidades.

Americana

A imunização começa nesta sexta-feira, 18, das 8h30 às 15h, sem necessidade de agendamento. As vacinas vão ser aplicadas nas UBSs Jardim Brasil, Parque das Nações, Vila Mathiensen e São Vito.

Sumaré

Também inicia a imunização nesta sexta-feira, 18, das 9h às 15h, nas Unidades Básicas de Saúde Bordon, Bandeirantes, Vasconcelos, Maria Antônia, Matão, Soma e CiS (Centro Integrado de Saúde) de Nova Veneza.

Vinhedo

A vacina Pfizer Baby vai ser aplicada no Centro Médico e Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. Meirelles, das 8h às 14h, a partir deste sábado, 19. Na semana que vem, as doses vão ser concentradas na UBS Planalto, aplicadas às terças e quintas-feiras, e na UBS Dr. Meirelles, às quartas e sextas-feiras. O horário é sempre o mesmo: das 8h às 11h e das 12h30 às 15h30.

Indaiatuba

A secretaria de Saúde de Indaiatuba vai aplicar as doses neste sábado, no Hospital Dia, das 8h às 13h, na Avenida Visconde de Indaiatuba, 199 – Vila Vitoria I. Para evitar aglomeração, foram convocadas um número específico de crianças para que a imunização ocorra organizada e sem filas.

A convocação já foi enviada via e-mail cadastrado no Minha Vacina.

Na medida em que o município for recebendo o quantitativo de doses, a Secretaria de Saúde estará convocando as crianças através do e-mail registrado pelos pais e responsáveis na plataforma Minha Vacina.

Nova Odessa

A aplicação vai ser feita por agendamento. Os pais podem procurar as unidades de saúde dos bairros para marcar a data.

Itatiba

A prefeitura iniciou o agendamento para que a vacinação possa acontecer. Os pais devem entrar em contato pelo WhatsApp (11) 4524-2103. A aplicação das doses começa a partir da próxima quinta-feira, e vai ser feita apenas no Centro de Atenção à Criança (CAC). 

No ato da vacina, é necessário apresentar documento com foto e comprovante da doença crônica ou pedido médico para aplicação.

Valinhos

A campanha na cidade vai ser dividida na semana que vem. Segunda e terça-feira, a vacinação será aplicada para as crianças que tem doenças crônicas. Na quarta-feira, a vacinação será aberta também para as demais crianças. O imunizante será aplicado nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Vila Santana e Vila Itália, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.