Os Centros de Saúde dos municípios paulistas não têm estoques suficientes de paxlovid para tratamento da Covid-19.
A cidade de São Paulo, por exemplo, recebeu 3.682 kits para distribuir entre as 110.460 unidades farmacêuticas. No interior do estado, Campinas é o município que mais recebeu caixas do medicamento, são 359 kits de paxlovid.
No total, os gestores dos 645 municípios paulistas solicitaram 118.260 kits, porém, segundo a presidente do Conselho de Secretários de Saúde do Estado de São Paulo (COSEMS-SP), Adriana Martins, o governo federal encaminhou apenas 9.855 kits, menos de 10% do que os gestores indicaram como necessário.
O Ministério da Saúde recebeu o primeiro lote com 50 mil kits de paxlovid em setembro. Informações que constam no site do governo federal apontam que a Pfizer vai entregar um novo lote com 50 mil tratamentos no início do ano que vem.
O paxlovid é um antiviral recomendado para o tratamento de Covid-19 em pacientes imunossuprimidos acima de 18 anos e pessoas com mais de 65 anos com comorbidades. O remédio é prescrito em casos leves a moderados com o objetivo de evitar agravamento do quadro e internações.