CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novo ouvidor da Polícia promete expandir atuação com apoio da OAB

O novo ouvidor das polícias de São Paulo, Cláudio Silva, disse à CBN que a prioridade vai ser a preservação da ordem pública e ‘estrita consonância’ com movimentos sociais e

Novo ouvidor da Polícia promete expandir atuação com apoio da OAB
Foto: Arquivo pessoal

O novo ouvidor das polícias de São Paulo, Cláudio Silva, disse à CBN que a prioridade vai ser a preservação da ordem pública e ‘estrita consonância’ com movimentos sociais e populares.

Com 46 anos de idade, professor de Educação Física e militante de movimentos negros, foi coordenador do programa SOS Racismo, da Assembleia Legislativa de São Paulo, Silva disse que um dos primeiros papeis do órgão é evitar novos casos de abordagens policiais, tanto da PM quanto da Polícia Civil, que terminam com acusações de racismo ou outros tipos de preconceito

Há subseções da OAB instaladas em praticamente todas as 20 cidades da Região Metropolitana de Campinas, por exemplo.

A ouvidoria da Polícia não precisa ser ‘provocada’ para investigar um caso. Cláudio Silva concorda que o órgão está muito distante da população, e lista quais são as demais funções que a ouvidoria tem.

O novo ouvidor promete não apenas ouvir os movimentos sociais, mas também contar com a participação deles em todas as atividades do órgão. Há também uma proposta de se aproximar com o Ministério Público, que recebe denúncias sobre casos de racismo.

Compartilhe

Conteúdos