Rossini vence eleição e vai comandar a Câmara de Campinas

Celina Silveira

O vereador Luiz Carlos Rossini, do PV, foi eleito presidente da Mesa Diretora da Câmara de Campinas para o biênio 2023-2024, com a missão de apaziguar os ânimos e tentar resgatar a credibilidade da casa de leis após as denúncias de corrupção em contratos terceirizados.

Luiz Carlos Rossini é o atual líder de governo de Dário Saadi na Câmara, posição que já ocupou na administração Jonas Donizette. O vereador contava com o apoio do 4º andar.

Rossini recebeu 21 dos 33 votos possíveis. Ele disputou a presidência com a vereadora Guida Calixto (PT), que recebeu cinco votos; com a atual presidente Débora Palermo (PSC), que teve três votos; e com o vereador Marrom Cunha (SDD), que recebeu um voto.

A primeira secretaria ficou com o vereador Rodrigo da Farmadic (UNIÃO) e a segunda com o vereador Juscelino da Barbarense (PL). Para a terceira secretaria, os parlamentares elegeram Marcelo da Farmácia (AVANTE) e para a quarta o vereador Edison Ribeiro (UNIÃO).

A mesa diretora ainda tem Carlinhos Camelô (PSB) como o primeiro vice-presidente e Arnaldo Salvetti (MDB) o segundo vice. Já Fernando Mendes (REPUB) assumirá a Corregedoria da Casa e terá como substituto o vereador Jair da Farmácia (SDD).

Após a confirmação dos nomes dos membros da nova Mesa Diretora, Rossini afirmou que vai criar um Colégio de Líderes para assessorá-lo sobre quais propostas devem ter prioridade para votação no plenário e que vai manter uma relação independente com o Poder Executivo.

A vereadora Guida Calixto, que recebeu apenas votos da bancada de esquerda, afirmou que espera que Rossini mantenha o diálogo com todos os partidos e que vote projetos além dos de interesse do prefeito Dário Saadi.

Já a presidente Débora Palermo, que assumiu o legislativo no final setembro com a renúncia de Zé Carlos, atingido por denúncias de corrupção, não mostrou otimismo após a derrota.

Luiz Carlos Rossini tem 67 anos, é paulistano e mora há mais de três décadas em Campinas. 

Formado em administração com especialização em orçamento e contabilidade pública, também é mestrando em Planejamento Energético e Meio Ambiente.

Entrou na política na década de 1980, com a abertura democrática em campanhas por eleições diretas, anistia política e o fim da ditadura. Filiou-se ao então PMDB e, indicado pelo núcleo do partido dos empregados da CPFL, foi candidato a vereador em 1988. Foi eleito e reeleito para os dois mandatos seguintes. 

Atualmente é o vereador com maior número de mandatos na casa (seis, ao todo), e foi eleito para esta Legislatura, de 2021 a 2024, com 2570 votos.

Em 2000 foi candidato a prefeito de Campinas, ano em que o Toninho do PT venceu as eleições. 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Alexandre Padilha considera restrições a visto para os EUA como “boicote”; ele irá à ONU para conferência

Mogi Guaçu suspende convênio de castrações gratuitas após morte de sete gatos

Com vagas no setor de transporte, feirão de emprego ocorre até 16h no Sest Senat

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.