CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Caminhão derruba substância química no balão de acesso ao Swiss Park

Uma carreta derrubou parte de uma carga de produtos químicos na manhã desta segunda-feira, no balão que dá acesso ao Swiss Park, em Campinas. O acidente ocorreu por volta das

Caminhão derruba substância química no balão de acesso ao Swiss Park
Foto: Guilherme Pierangeli

Uma carreta derrubou parte de uma carga de produtos químicos na manhã desta segunda-feira, no balão que dá acesso ao Swiss Park, em Campinas. O acidente ocorreu por volta das 7h30, e ninguém se feriu. O motorista da carreta, Milton Pereira da Silva, relatou o ocorrido. “Esqueci o material de sinalização, e estava retornando pra buscar as placas aí estourou a correia que segura o material e veio a cair, e imediatamente já parei”.

Ao todo caíram da carreta quatro recipientes, chamados de “bombonas”, contendo 1 mil litros de produtos químicos cada, e duas das bombonas tiveram vazamento de etanolamina. A substância é utilizada para produção de produtos de higiene, e ao cair no asfalto produziu uma densa fumaça branca. Devido ao risco de inalação, já que se trata de uma substância tóxica, houve a necessidade de isolamento da área. O trânsito foi totalmente bloqueado tanto para quem acessa a região pela Rodovia Anhanguera, quanto para quem trafega pela Av. São José dos Campos e segue pelo viaduto sobre a rodovia.

Os Bombeiros trabalham para conter o vazamento da substância, conforme relata o Capitão Michelin. “Até o momento a gente fez o que chamamos de estabilizar a ocorrência, o que significa que da situação inicial ela não piorou, atrásra a gente começa a melhorar o ambiente, fazendo a contenção do material e a inertização, utilizando pós, cal, que reagem de maneira positiva com o material para não dispender mais vapores”.

Posteriormente técnicos da Cetesb estiveram no local, e técnicos de uma empresa de manejo ambiental utilizaram uma máquina para aspirar a mistura da cal com a substância. Depois houve a limpeza do asfalto, e a última etapa é o transbordo da carga que restou nos bombões, para evitar novos vazamentos.

*Atualizado às 15h45

Compartilhe

Conteúdos