Três crianças foram encontradas pela Guarda Municipal sozinhas numa casa suja e sem alimento em Campinas na noite deste domingo. Segundo testemunhas, as crianças de 3, 7 e 11 anos foram deixadas no local pela mãe neste sábado e até a noite de domingo ela não havia retornado. Ela só apareceu quando os guardas já estavam na casa, que fica no bairro Vila Vitória.
Segundo a Guarda Municipal, a mãe foi indiciada por abandono de incapaz e levada à delegacia, mas liberada após o registro da ocorrência. As crianças ficaram sob os cuidados da avó materna. O pai não foi encontrado.
No interior da casa havia muita sujeira, roupas e objetos espalhados pelos cômodos e até uma planta brotando do sofá onde grãos velhos de feijão estavam jogados. Na geladeira suja só havia uma vasilha com feijão estragado.
Um vizinho que ajudou no resgate informou que as crianças aparentavam desnutrição e disse que as alimentou. A GM informou que elas não precisaram de atendimento médico.
A triste situação ocorreu exatamente dois anos após uma situação ainda mais grave e revoltante, quando um menino foi encontrado em Campinas pela Guarda Municipal acorrentado e desnutrido num barril de ferro, em Campinas.
Ele estava em grave estado de desnutrição, foi levado ao Hospital Ouro Verde e depois transferido ao Mário Gatti. Ele foi tratado por nutricionistas, psicólogos e outras especialidades médicas e passou a viver numa casa-abrigo.
O pai, a madrasta e a filha dela, que foram presos em flagrante, cumprem pena de oito anos de reclusão por tortura na Penitenciária de Tremembé, no Vale do Paraíba.