Um morador de Sumaré está entre as 354 pessoas que tiveram as prisões mantidas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. Davi Emanuel Pereira Domiciano tem 41 anos e é operador de máquinas. Ele está no grupo que teve a prisão em flagrante convertida para prisão preventiva, e com isso não há prazo determinado para que ele seja solto.
O gabinete do ministro informou por meio que nota que a medida tem a necessidade de garantir a ordem pública e a “efetividade das investigações”. Moraes aponta evidências que os presos cometeram crimes como associação criminosa, atos terroristas, golpe de estado, abolição violenta do estado democrático de direito, ameaça, perseguição e incitação ao crime.
Pelo menos 21 moradores das regiões de Campinas e Piracicaba foram detidos no dia 8 de janeiro após os ataques aos prédios dos três poderes, em Brasília. Até o momento 220 pessoas tiveram liberdade provisória concedida, mas terão de obedecer medidas cautelares. O ministro ainda irá analisar outros 885 casos.