O nível do Rio Capivari, em Capivari está ficando mais baixo, porém os pontos de alagamento seguem na cidade, e com isso, os problemas persistem. Na manhã desta segunda-feira (2) o corpo de um homem de 52 anos foi retirado das margens do rio pelos Bombeiros. José Antônio Calixto era morador do bairro Moreto, e no domingo (1) ele tentou nadar no rio em um ponto próximo à casa dele, mas acabou sendo levado pela correnteza e morreu afogado.
Segundo a mais recente aferição da Defesa Civil, realizada às 10h desta segunda, o nível do está em 2,68m, ou seja, já baixou bastante em relação aos 4,48m registrados na semana passada, quando houve a segunda maior enchente da história do município. Porém, o limite para transbordamento é 2m, e por isso muitas ruas e casas seguem alagadas, e os moradores ainda não foram autorizados a retornarem para as casas.
O operador de caldeira, Francisco dos Santos, mora desde 1990 no bairro Moreto, em um local próximo ao rio. Ele conta que enchentes no local não são novidade, porém foi a primeira vez que a casa dele foi atingida, e a altura da água passou de um metro.
A água baixou e nesta segunda ele estava com a família na casa dele, mas tem gente que ainda não conseguiu voltar pra casa no Moreto, caso do Wesley da Silva, que mora em um ponto mais baixo da rua, junto da esposa, da sogra, e dos três filhos. Ele afirma que perdeu tudo pois quando a água subiu, não havia ninguém em casa.
O Wesley e a família estavam nesta manhã no ginásio Ronaldo Zaidan Pellegrini, o “Ronaldão”, onde estão 41 famílias, totalizando 99 pessoas. Além do ginásio, há 73 pessoas de 20 famílias na Escola Municipal “Aldo Silveira”, sendo estes os dois pontos que os desalojados estão sendo abrigados pela Prefeitura, e aguardam a água baixar para retornarem para casa.
Há outros desalojados, mas estes estão nas casas de parentes e amigos. A expectativa é que o nível do rio siga caindo, até porque as cheias no rio ocorrem principalmente devido às chuvas que caem em Campinas, já que as águas seguem pelo Rio Capivari, e neste final de semana não houve uma quantidade intensa de chuvas na cidade.

Equipes da Prefeitura iniciaram os trabalhos de limpeza e remoção de entulhos dos trechos que já estão liberados. A Prefeitura distribuirá kits de limpeza e higiene pessoal para as famílias atingidas pelas enchentes.
E foi iniciada nesta segunda a arrecadação de doações para as pessoas afetadas pelas enchentes. São pedidos produtos como leite, alimentos não-perecíveis, produtos de limpeza e higiene pessoal. Não serão aceitas roupas. O ponto de recebimento é a sede da Secretaria de Desenvolvimento Social, que está localizada na rua Barão do Rio Branco, 361, no Centro. O telefone para informações é o (19) 3492-7184 e (19) 3492-7144.