A prefeitura de Nova Odessa deve contratar, nas próximas semanas, uma empresa que vai fazer um plano de macrodrenagem da bacia do Córrego Capuava, que costuma transbordar quando há chuvas fortes.
A prioridade vai ser a construção de uma nova passagem com aduelas no ponto em que a Avenida Ampelio Gazzetta passa sobre o córrego.
Já existe um pré-projeto pronto, com processos de licenciamento e um pedido de recursos para a obra via DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo) em andamento.
A bacia do Córrego Capuava vai desde a Avenida São Gonçalo, passando pelo “baixadão” da Ampelio, até desaguar no Ribeirão Quilombo, e praticamente não tem obras de drenagem de águas.
Antes, as águas do Córrego Capuava eram canalizadas para três linhas de tubos de pequeno diâmetro e baixa capacidade de vazão, causando alagamentos no Parque Linear.
A prefeitura substituiu a antiga tubulação por um sistema que permite vazão maior da água. O investimento foi de R$ 1,38 milhão na obra emergencial.
Já no caso da Avenida Ampelio Gazzeta, a previsão é de 160 metros de “canalização” do córrego sob a avenida.




