Novo secretário de Estado da Saúde anuncia compra de leitos

Foto: Divulgação/ Prefeitura de Campinas

O novo secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, anunciou em primeira mão à CBN Campinas, nesta sexta-feira,  a abertura de um processo para a compra de leitos de atendimento a pacientes oncológicos, com assinatura do Governador prevista para o próximo dia 24.

O secretário informou que há uma fila de pacientes com câncer no estado para iniciar o tratamento, sendo que para alguns esta espera chega há 10 meses, o que representa um grande risco ao prognóstico de vida.

Ainda não está prevista a fatia que será disponibilizada a Campinas e também não há ainda uma previsão para atender ao pedido do conselho de desenvolvimento da RMC para a criação de um novo hospital regional para desafogar o HC da Unicamp, hospital de referência que atende as cidades do interior de São Paulo e até do Sul de Minas.

Como primeira providência já prevista,  Eleuses Paiva quer colocar em funcionamento os 7 mil leitos que estão inativos no Estado, incluindo tratativas com HC da Unicamp, por meio da superintendente do Hospital, Elaine Cristina de Ataide

Em Campinas, só na Unicamp, a própria superintendência do HC informou que seriam necessários 800 leitos para atender toda a demanda, sendo que no momento são 350 vagas e 50 em reforma. Ou seja, menos que a metade do ideal.

Eleuses Paiva afirmou que ampliar o acesso das pessoas ao serviço público de saúde é uma prioridade do Governo e que a RMC é uma prioridade, por ser a região com mais deficiência no atendimento, depois de Grande SP.

Outra preocupação que o secretário destacou é a constante queda que tem sido registrada na cobertura vacinal do estado. Ele afirmou que esta é uma grande ferramenta para salvar vidas que tem sido negligenciada pela população paulista, chegando a taxas abaixo de 50% para vacinas contra a poliomielite e o sarampo em quase 200 municípios.

Para tentar reverter a situação, ele anunciou a criação de campanhas de vacinação e de conscientização. A Dengue também tem crescido no estado e por isso, o secretário fez um apelo para que a população elimine os criadouros, que na grande maioria dos casos estão nas próprias residências.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Final da Taça das Favelas muda trânsito ao redor do Brinco de Ouro

Americana tem menor índice de analfabetismo da RMC

Rua Irmã Serafina será bloqueada neste domingo; veja alternativa

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.