Quem depende do transporte público de Campinas tem mais uma situação de transtorno. Os passageiros consideram que a grande quantidade de buracos nas vias da cidade coloca em risco as condições dos coletivos.
Um desses pontos fica próximo ao Terminal Mercado e na Avenida Senador Saraiva, onde passam centenas de linhas do transporte da cidade. Na Avenida Benjamin Constant, na esquina com a Avenida Senador Saraiva, por exemplo, nem sempre é possível desviar de dois buracos enormes bem na esquina
No tranco, os passageiros relatam desconforto e até têm se machucado por causa dos constantes solavancos nos coletivos.
A prefeitura de Campinas anunciou uma licitação para recapear 70 quilômetros de ruas e avenidas da cidade. A obra é orçada em R$ 80 milhões, com financiamento da Desenvolve-SP, que foi anunciada pelo então governador Rodrigo Garcia em visita a Campinas em abril passado.
O pregão ocorreu no último dia 10 de janeiro, quando foram apresentadas propostas e a habilitação das concorrentes.
A empresa Compec Galasso foi quem ofereceu o menor valor para o serviço, de R$ 65,1 milhões. A documentação da empresa está sendo analisada para ver se está tudo correto, para que ela possa ser declarada vencedora.
A previsão é de que todas as regiões da cidade sejam atendidas com a recuperação do pavimento, com prioridade para os asfaltos mais antigos, com maior risco de degradação.