Os parques municipais de Campinas serão fechados para a visitação do público após o registro de um acumulado de chuva de 80mm em 72h. A medida é tida como um fator de segurança à população e foi anunciada, nesta quarta-feira, pelo Secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, durante entrevista à EPTV.
Segundo o secretário, essa deverá ser uma medida de rotina a ser adotada pela administração e vem depois de mais uma morte em decorrência da queda de árvores no município.
Atualmente, todos os parques e praças de esportes de Campinas estão fechados por tempo indeterminado para o público em função dos riscos de quedas de árvores. A determinação foi dada pelo Prefeito Dário Saadi, nesta terça-feira, após a morte de uma menina de 7 anos, na Lagoa do Taquaral.
Ernesto Paulella comentou que a administração está fazendo um trabalho de levantamento técnico das espécies nos 25 parques municipais e que espera, que em 30 dias, esteja concluído.
Em Campinas, quatro pessoas morreram em decorrência de quedas de árvores desde 2015. Em novembro daquele ano, um casal que estava em uma moto morreu depois de uma árvore cair na Rua Luiz Smânio, no Jardim Chapadão. Chovia e ventava muito no momento do acidente. Em dezembro passado, um motorista morreu na Rua General Marcondes Salgado, depois de uma árvore do Bosque dos Jequitibás cair sobre a via e atingir o veículo. Nesta terça, uma menina de 7 anos morreu e uma mulher de 27 anos ficou ferida e segue internada no Hospital Mário Gatti, depois de um eucalipto cair na Lagoa do Taquaral.