A Prefeitura de Campinas garantiu, nesta terça-feira, que tem uma equipe suficiente para o monitoramento das cerca de 800 mil árvores adultas. O questionamento está sendo feito por várias frentes, entre legislativo, órgãos vinculados ao Meio Ambiente e sociedade civil.
O Secretário de Serviços Públicos de Campinas, Ernesto Paulella explicou que há cerca de dois anos a pasta faz um levantamento fitossociológico das árvores e comentou que a equipe é formada por oito pessoas.
De acordo com dados do IBGE, Campinas é a segunda cidade mais arborizada do Brasil.Com 88,4% dos domicílios em áreas arborizadas, Campinas fica atrás apenas de Goiânia (89,5%), entre os 15 municípios com mais de um milhão de habitantes no País. O índice nacional, segundo a pesquisa, é de 68%.
Com uma infinidade de árvores, porém, o secretário afirma que não é “num piscar de olhos” que esse levantamento é feito.
Para se ter uma ideia, se em cerca de dois anos foram analisadas pouco mais de 30 mil árvores, para concluir os trabalhos seriam necessários mais de 60 anos.
Para 2023, a Secretaria de Serviços Públicos de Campinas teve um aumento de 40% no orçamento, passando de R$ 485,7 milhões para R$ 684,5 milhões, sendo o quarto maior orçamento entre as secretarias.