CBN Ribeirão 99,1 FM
Colunistas
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Região deve continuar gerando empregos, mas com salários mais baixos

Os dados do Novo Caged em novembro de 2022 apontam saldo positivo de vagas de emprego, com 2.023 contratações a mais que demissões em Campinas e 3.399 em toda a
Região deve continuar gerando empregos, mas com salários mais baixos
Foto: Arquivo CBN

O saldo de criação de empregos em Campinas segue positivo, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Novo Caged. Em novembro de 2022, foram abertos 17.498 novos postos de trabalho e 15.475 vagas foram fechadas, resultando em crescimento de 2.023 empregos. No acumulado dos 11 meses, o saldo foi de 19.049 vagas no mercado.

Para a economista Eliane Rosandiski, do Observatório PUC-Campinas, a geração de empregos é uma junção de fatores econômicos, mas com formas de trabalho com remuneração menor.

Para 2023, com mudanças de governo e equipe econômica, ainda é cedo para se ter uma perspectiva, mas a tendência é de que o mercado se abra para trabalhadores mais jovens, que custam menos para as empresas por estarem em início de carreira, de acordo com a economista.

Em toda a Região Metropolitana de Campinas, o saldo foi positivo, de 3.399 postos de trabalho. Mas oito das 20 cidades não acompanharam a alta e registraram mais demissões do que contratações.

Conteúdos