O município de Socorro entrou em Estado de Alerta, nesta sexta-feira, depois de técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas vistoriarem vários locais da cidade e identificarem pontos sensíveis ou de risco.
Socorro foi duramente castigado pelas fortes chuvas desde o início da semana, deixando pelo menos, 50 famílias desalojadas, além de causar prejuízos aos comerciantes. A prefeitura decretou situação de Emergência e contabilizou 277 atendimentos decorrentes dos prejuízos materiais.
De acordo com informações da Defesa Civil, nas últimas 72 horas, o município contabilizou 56 mm de chuva, na teoria, abaixo do necessário para entrar em Estado de Alerta. Até 80mm, é considerado Estado de Observação e, na sequência, de Atenção.
Em nota, o órgão informou que, após a análise dos técnicos, são formulados relatórios técnicos sobre a situação. Os documentos são enviados para a prefeitura. Em seguida, a tendência é que a cidade retorne para o estado de observação.
No boletim da Defesa Civil divulgado nesta sexta-feira, outras oito cidades da região estão em estado de atenção para as chuvas, considerando a precipitação nas últimas 72h:
- Amparo (136,9 mm)
- Campinas (112,7 mm)
- Jaguariúna (99 mm)
- Morungaba (123,4 mm)
- Paulínia (101,3 mm)
- Pedreira (132,8 mm)
- Pinhalzinho (65,2 mm)
- Valinhos (93,0 mm)