A secretaria de Serviços Públicos confirmou à CBN Campinas que a retirada das mais de 180 árvores que correm risco de cair na Lagoa do Taquaral começa a partir da próxima semana.
O processo será iniciado após a finalização da retirada de 55 eucaliptos que ficavam próximos ao que caiu e matou a menina Isabela Fermino, de 7 anos — a tragédia completou um mês nesta sexta-feira.
De acordo com um laudo elaborado pela administração, e adiantado com exclusividade pela EPTV, além das 181 árvores, outras 45 espécies dentro do parque vão precisar de poda.
Já na parte externa, mais 65 árvores foram indicadas no laudo para serem remanejadas, entre poda e remoção completa. De acordo com a administração municipal, que fez a avaliação a pedido do Ministério Público.
De acordo com a secretaria, as árvores que vão ser retiradas estão secas e comprometidas no aspecto fito sanitário.
Já as que serão podadas vão passar por um processo parecido ao que aconteceu no Bosque dos Jequitibás, após a queda de outra árvore que matou um técnico em eletrônica de 36 anos. As copas e galhos que estão sobre as ruas vão ser cortadas, para evitar novos acidentes.
Novas árvores serão plantadas nos locais, até na área dos eucaliptos. Serão espécies nativas, conforme autorização dada pela secretaria Estadual de Meio Ambiente.