Ouça ao vivo

Setec define quem vai reconstruir o muro do Cemitério da Saudade

Foto: Guilherme Pierangeli

A Setec, autarquia da prefeitura de Campinas, definiu a empresa que vai construir o novo muro do Cemitério da Saudade. A responsável será a Engetela Comércio e Serviços, que venceu a licitação oferecendo o menor valor, que foi de quase R$ 2,5 milhões. A obra havia sido orçada em R$ 3,2 milhões.

A previsão é que as obras sejam iniciadas em março, com duração prevista de seis meses. O projeto, que foi elaborado pela secretaria de Serviços Públicos, prevê a demolição do atual muro e a construção de 1.076 metros de uma nova estrutura, que vai ter 1,5m de altura. Também haverá a instalação de uma grade, com dois metros de altura, e que vai receber uma cerca viva.

A reconstrução do muro é uma demanda antiga, já que várias partes dele caíram com as chuvas dos últimos meses. No início de janeiro a reportagem da CBN ouviu moradoras da região, que relataram receio de novas quedas do muro.

A educadora infantil Cristina afirmou na ocasião que correm risco os passageiros que aguardam ônibus em um ponto que fica em frente ao muro, em um espaço que entre dois pontos em que o muro cedeu. “Muito arriscado, eu estou no meio de dois desabamentos, se desabar aqui pode cair em cima do ponto de ônibus, é um risco, a gente vive um risco, mas é o mais próximo pra mim que moro duas ruas abaixo aqui”.

A aposentada Joalce Rodrigues concordou. “Eu acho sim, com certeza, eu estava até olhando, pelas rachaduras que tem, o risco que corre, e eu vi que o abandono dentro do cemitério também tá grande, mato, sujeira”.

A estrutura foi construída em 1880, e a última reforma foi há mais de 15 anos. Segundo a Prefeitura, pelo fato de o Cemitério da Saudade ser tombado, o projeto passou por análise do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc), que aprovou a nova construção. O Cemitério da Saudade é o maior de Campinas, abrigando mais de 32 mil sepulturas em uma área de 181 mil metros quadrados.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.