Está na pauta da sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Campinas desta quarta-feira, o Projeto de Lei que possibilita o pagamento da tarifa do transporte público municipal via cartão de débito ou crédito.
A proposição, que será um substitutivo ao projeto, será discutida quanto à legalidade, é de autoria do vereador Rodrigo da Farmadic (União).
Segundo ele, o documento prevê também que o pagamento possa ser feito com qualquer equipamento eletrônico que tenha tecnologia de pagamento por aproximação, como celulares, smartwatches ou pulseiras com NFC.
A ideia, de acordo com o vereador, é que a cobrança da tarifa seja efetuada de forma simples e rápida, bastando apenas que o passageiro encostar o equipamento ou o cartão no validador do ônibus.
Caso o Projeto seja aprovado pelo Plenário em duas votações e sancionado pelo prefeito, as concessionárias e permissionárias prestadoras do serviço terão que instalar nos veículos do transporte público equipamentos que permitam o pagamento da tarifa com os cartões e dispositivos eletrônicos que possibilitam pagamento por aproximação.