Foi lançado nesta sexta-feira (31) em Campinas um programa focado em ações contra o diabetes tipo 2 e a obesidade. Segundo a prefeitura, a cidade conta com entre 80 e 100 mil moradores com diabetes tipo 2 atualmente.
A iniciativa chamada de ‘Cities Changing Diabetes’ é uma parceria entre a prefeitura, a embaixada da Dinamarca no Brasil e duas empresas multinacionais. O programa existe desde 2014 e está presente em 40 cidades pelo mundo. No Brasil, Campinas será a primeira a receber a iniciativa.
Isabella Viana Wanderley, representante da Nordiks Brasil, uma das empresas associadas ao projeto, disse que se nada for feito, a quantidade de pessoas com diabetes tipo 2 e obesidade tende a aumentar rapidamente.
Até 2030 estima-se que mais de um bilhão de pessoas no mundo serão obesas. No Brasil o número pode saltar de 25 pra mais de 40%. Se considerar o sobrepeso, chega a 60% o número de pessoas que já estão nessa condição no país. A embaixadora da Dinamarca no Brasil, Eva Pederson, salientou que Campinas foi escolhida por contar com uma forte comunidade acadêmica e grande engajamento da sociedade civil.
O prefeito Dario Saadi lembrou que campinas produz 300 mil refeições saudáveis todos os dias que são distribuídas nas escolas da cidade. Isso porque a educação alimentar para as crianças é fundamental.
De acordo com os organizadores, as ações serão multidisciplinares contando com esforços de profissionais da saúde, educação, esportes, entre outros. A população passará a observar as ações que serão divulgadas oportunamente.