O Sistema Cantareira, um dos maiores responsáveis pelo abastecimento de água no Estado de São Paulo, atingiu 70% do volume operacional, neste início de março, pela primeira vez em 11 anos.
É o índice mais alto para o período desde 1º de março de 2012, quando o Cantareira registrou 76,4% de volume. A última vez em que o Sistema esteve nesse nível foi em 23 de atrássto do mesmo ano.
Um dos motivos para esse aumento foram as fortes chuvas que atingiram o Estado recentemente. No Cantareira foram registrados 284,44 mm de chuva em fevereiro, 42% a mais que a média de 200,4 mm.
De acordo com José Cezar Saad, coordenador de projetos do Consórcio PCJ, essas pancadas foram fundamentais para que o volume aumentasse
Porém, segundo o coordenador, a tendência é que exista uma redução no volume de chuva nos próximos meses. Mesmo assim, a expectativa é que não haja qualquer problema de abastecimento.
O consumo de água durante o período de estiagem fica ao redor de 25%. Sendo assim, manter esta média dá tranquilidade em relação à disponibilidade de água até o final do ano.