O evento que contou com a participação do secretário estadual de segurança pública Guilherme Derrite foi promovido Conselho Municipal de Segurança Pública de Campinas. Foi a primeira vez que ele esteve em Campinas desde que foi nomeado para o cargo pelo governador Tarcísio de Freitas.
Em uma fala rápida de aproximadamente 15 minutos Derrite falou aos presentes sobre três pilares que devem basear a atuação da secretaria nos próximos anos: integração entre todas as forças de segurança, inteligência e tecnologia e combate ao crime organizado.
Pautas das corporações como reajuste salarial, contratação de mais policiais, abertura de concursos públicos, além de reajustes para as categorias também foram comentadas.
Em entrevista concedida a imprensa o secretário disse que dos 4 casos de feminicídios ocorridos na região neste ano, três autores foram presos e 1 cometeu suicídio após o crime. Derrite afirmou que é preciso apoiar o trabalho investigativo das polícias nesses casos.
O secretário comentou ainda a operação feita na semana passada pela Polícia Federal em parceria com a Polícia Rodoviária Estadual contra o roubo de cargas e caminhões na nossa região. Segundo ele, por Campinas ser contar com muitas rodovias a cidade deve estar cada vez mais no foco das ações
O evento ainda teve a apresentação de Fernando Manoel Bardi, novo diretor do Deinter 2 e do Coronel Adriano Augusto Leão, novo comandante do CPI 2. Também estiveram presentes entre outras autoridades o prefeito de Campinas Dário Saad e o deputado federal Carlos Sampaio.