Ouça ao vivo

Escolas de Americana vão ter câmeras de monitoramento e ‘botão do pânico’

Foto: Pexels

Até o fim do ano, todas as escolas de Americana vão ter 933 câmeras de monitoramento e botões do pânico para casos de emergência.

O anúncio foi feito pela prefeitura, no lançamento do programa “Escola Segura”, desenvolvido em parceria com a secretaria de Educação e a Guarda Municipal.

A primeira das ações prevê a locação de sistema de monitoramento nas escolas municipais, com a criação de um cercamento digital através de sensores de presença e alarmes instalados nos prédios da rede municipal.

O sistema de câmeras vai monitorar corredores, entrada, saída e fachadas das escolas.

Além disso, a rede de sensores e alarmes instalada permitirá à Gama a visualização do território da escola em tempo real, em caso de movimentação suspeita.

Todos os sistemas estarão integrados ao Centro de Controle e Operação Municipal da Guarda, que será acionada imediatamente em caso de invasão.

O sistema não substitui as rondas escolares, que continuarão sendo realizadas pela corporação.

Além disso, também vai ser oferecido um curso de treinamento para os educadores atuarem em situações extremas.

A direção das escolas também vai indicar servidores para a utilização do Botão do Pânico – um aplicativo para ser acionado pelo celular.

No momento do acionamento, os dados de localização serão automaticamente transmitidos para Centro de Controle e Operação Municipal da corporação, para o deslocamento prioritário das viaturas à escola.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.