O Governo de São Paulo, após reunião do Comitê Científico, decidiu pela retirada da obrigatoriedade do uso de máscara no transporte público em todo o Estado.
A medida passa a vigorar nesta sexta-feira, quando deve ser publicada no Diário Oficial do Estado. Com isso, o uso passa a ser recomendado aos usuários.
O uso de máscara segue obrigatório nos serviços de saúde de todo o Estado. Além disso, segue sendo recomendado às pessoas com mais de 65 anos de idade; com alguma imunodeficiência; pessoas com comorbidades e também com sintomas respiratórios.
De acordo com informações do governo paulista, a decisão está em consonância com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em desobrigar o uso do item em portos e aeroportos do País, anunciada nesta semana.
Em Campinas, a Prefeitura informou que o uso de máscaras no transporte público coletivo já não era obrigatório, mas recomendado, não sofrendo interferência, portanto, com a medida anunciada pelo Governo do Estado.
A Secretaria de Saúde informou que monitora a evolução da pandemia diariamente, com base nos indicadores de casos e internações. O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) orienta que as pessoas mantenham o esquema vacinal completo.