Lagoa do Taquaral, em Campinas, vai reabrir neste sábado

Arquivo/CBN Campinas
Foto: Arquivo/CBN

Após uma série de idas e vindas quanto à previsão de reabertura da Lagoa do Taquaral, a Prefeitura de Campinas confirmou no início da tarde desta sexta-feira que o Parque Portugal será reaberto a partir das 6 da manhã deste sábado, com o parque funcionando quase de forma plena.

Em entrevista à CBN Campinas em 11 de março, o secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, fixou um prazo máximo de 15 dias para a reabertura do parque. Porém, perto do final do prazo, que se encerraria neste fim de semana, a Prefeitura voltou atrás e não quis fixar uma data. Porém, em seguida, houve a reviravolta, e a reabertura do parque foi anunciada.

A reabertura acontece com todos os equipamentos e a maioria dos espaços disponíveis, incluindo os pedalinhos, a Caravela, as quadras poliesportivas, a área do kartódromo, o Parcão e a academia da terceira idade. Apenas o bondinho ainda não funcionará, porque está em manutenção, e a pista de caminhada poderá ser utilizada desde o portão 1 até o Lago dos Patos, que segue interditado por acumular os galhos que foram retirados. O secretário informou ainda que o Ministério Público Estadual vai ser comunicado de que todos os perigos foram eliminados na área.

Em relação a outros parques, o Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim deve ser reaberto no dia 30 de março. Na mesma ocasião em que falou da Lagoa do Taquaral, Paulella também estimou a reabertura “em até 15 dias”, porém, em se confirmando a abertura no dia 30, ela terá ocorrido cerca de 20 dias após a afirmação de Paulella. “O Parque Ecológico já foi mapeado, temos um problema com oito árvores que precisam ser suprimidas, o que deve se dar nos próximos 15 dias também, aí ele poderá ser reaberto”, disse na ocasião.

A Pedreira do Chapadão também teve um prazo de 15 dias para a reabertura estipulado na mesma data, porém isso não se confirmou, e o local segue sem previsão para reabrir. “Nós tivemos no mês de janeiro ainda a queda de muito volume de rochas, então nós estamos fazendo um cercamento com alambrado por uma indicação do IPT, o Instituto de Pesquisas Tecnológicas, que avaliou o fenômeno da queda do rochedo, estamos trabalhando com uma data máxima de 15 dias para reabrir a Lagoa do Taquaral e a Pedreira do Chapadão”.

Já o caso apontado como mais complexo é o do Bosque dos Jequitibás, que também segue sem previsão de reabertura, que só deve ocorrer após a remoção das árvores condenadas do local. Na quinta-feira (23) o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) autorizou a remoção das 108 árvores que estão nesta situação. Apesar disso, a prefeitura afirma que as extrações vão começar “somente após todas as autorizações dos órgãos responsáveis”.

*Atualizado às 14h35

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.