Ouça ao vivo

Campinas antecipa abertura de leitos pediátricos

Foto: Prefeitura de Campinas/Divulgação

A Rede Mário Gatti está com quase 100% de ocupação de leitos pediátricos nos hospitais Ouro Verde e Mário Gatti, segundo informações da Prefeitura de Campinas. Há pacientes em todos os 15 leitos de UTI pediátrica do Ouro Verde e 10 nos do Mário Gatti. Em relação aos leitos de enfermaria estão ocupados os 11 leitos dos 12 leitos do Ouro Verde, e 32 no Mário Gatti, sendo 19 na enfermaria do quarto andar, oito na retaguarda do pronto-socorro infantil e outras cinco internadas em leitos originariamente destinados à observação e emergência.

Diante deste cenário, a Rede Mário Gatti antecipou a abertura de 15 leitos de enfermaria no Hospital Pediátrico Mário Gattinho, uma vez que a cidade está iniciando o período de sazonalidade das doenças respiratórias, que ocorre no Outono e Inverno. A previsão incial de abertura era 3 de abril, e o dia exato para internação de novos pacientes será definido no início da próxima semana, segundo a Prefeitura. Com a ampliação da estrutura de enfermaria, o Hospital Mário Gatti passará a contar com 34 leitos pediátricos, sendo os atuais 19 no quarto andar do Mário Gatti e 15 no Mário Gattinho.

Segundo a rede, o aumento por busca de atendimentos no pronto-socorro infantil é grande. Nos primeiros 14 dias de março foram atendidas no Mario Gattinho quase 3,5 mil crianças, em uma média de 248 por dia.

Para efeito de comparação, em um período de 14 dias em fevereiro foram pouco mais de 2,5 mil atendimentos, com média de 182 por dia, sendo que crianças com sintomas respiratórios representaram 18,3% do total de atendimentos, percentual que subiu para 36,1% agora em março.

A partir de abril, quando passará a funcionar em sua totalidade, o Mário Gattinho terá 56 leitos, 13 a mais em relação a estrutura atual, sendo 14 de UTI, 15 de enfermaria, nove de retaguarda, dois de urgência, nove leitos para internação de lactentes (crianças até dois anos de idade) que poderão ser convertidos em leitos de unidade de cuidados intermediários em caso de necessidade, além de área para recuperação pós-anestésica (RPA) com quatro leitos e mais três leitos-dia.

*Atualizado às 14h28

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.