Protesto reúne entidades e pede compensação de árvores extraídas em Campinas

Foto: José Hamilton de Aguirre Junior

O ato reuniu cerca de 100 pessoas e foi organizado na última sexta-feira (24) pela Associação Protetora da Diversidades das Espécies, a Proesp, a primeira entidade ambiental de Campinas e uma das primeiras do Brasil, em frente à Prefeitura de Campinas. O protesto também teve apoio de diversos coletivos ambientais de Campinas, como o SOS Piçarrão, Movimento Regaste Cambuí, Brigada Florestal Cachorro do Mato, Grupo de Proteção Ambiental do Campo Grande, entre outros.

O grupo pede a compensação ambiental das árvores que já foram suprimidas pela Prefeitura recentemente em diversos pontos de Campinas, como a Avenida Francisco Glicério. A presidente da Proesp, Dulcineia Lopes da Silva, fez críticas ao poder público, e acusa a equipe ambiental do município de má gestão.

O Mestre em Arborização Urbana, Engenheiro Florestal e Agrônomo, José Hamilton de Aguirre Junior, que faz parte do Condema, e explica que os grupos são contrários a postura adotada pela Secretaria de Serviços Públicos, que teria feito supressões generalizadas, sem avaliações técnicas e sem documentações.

Os manifestantes também pediram a saída do secretário de Serviços Públicos de Campinas, Ernesto Paulella. Em nota, a Prefeitura de Campinas informou que entende que toda manifestação pacífica faz parte do processo democrático, e que a Secretaria de Serviços Públicos embasa suas decisões a partir de critérios técnicos, como a norma ABNT NBR 16246-1, que trata do manejo de árvores, arbustos e outras plantas lenhosas em áreas urbanas.

Sobre a Avenida Francisco Glicério, a Prefeitura afirmou que serão plantadas 100 mudas de árvores. A Secretaria de Serviços Públicos fará o plantio de 58 mudas de árvores de médio porte na avenida, no trecho entre a Avenida Aquidabã até a Rua Henrique de Barcelos, e 42 mudas na Rua Álvaro Ribeiro e Avenida General Carneiro, totalizando 100 árvores. Serão colocadas em floreiras no mesmo nível da calçada, revestidas com forração, permitindo a permeabilidade do solo.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Campinas: bingo clandestino é fechado pela segunda vez em uma semana

Polícia investiga desvio de medicamentos controlados no Hospital Samaritano, em Campinas

Justiça determina acolhimento de 104 gatos em Valinhos após risco de despejo  

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.