Sobe para 42% parcela de consumidores que se dizem muito endividados

Foto: Arquivo CBN

Uma pesquisa realizada pela Boa Vista indicou que 42% dos consumidores inadimplentes se consideraram muito endividados durante o 2º semestre de 2022, um número 10 pontos percentuais maior que o registrado no mesmo período de 2021, quando eram 32%.

Já em relação ao semestre anterior, o aumento foi de 5 pontos percentuais, já que o registrado entre janeiro e junho de 2022 foi 37%, segundo a empresa de inteligência analítica responsável pelas pesquisas. Outra questão feita na pesquisa dá base para esta percepção dos entrevistados: 43% responderam que as dívidas aumentaram no segundo semestre do ano passado, contra 40% no primeiro semestre, e 33% no no segundo semestre de 2021.

Em relação ao perfil dos inadimplentes, 68% compõem as classes D e E, 85% são economicamente ativos, e a faixa com mais inadimplentes é a de 18 a 30 anos, com 35% do total. As mulheres correspondem a 56% dos inadimplentes. O desemprego é o principal motivo alegado para a inadimplência – 30% citaram este como o principal fator. Em seguida vem a diminuição de renda, citada por 26%.

E a maioria dos entrevistados declarou ter mais da metade da renda comprometida para o pagamento de contas. Ao todo 67% fizeram esta declaração. Sete em cada dez participantes da pesquisa afirmaram terem três ou mais contas em atraso, e 62% disseram ter dívidas acima de R$ 3 mil.

A pesquisa Inadimplência e endividamento foi feita por meio de mais de 1.500 entrevistas online com consumidores de todo o Brasil. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o grau de confiança é de 95%.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Operação flagra esquema de falsificação de cerveja em condições insalubres em Campinas

Influenciadora, ex de jogadora da Seleção Brasileira de Futebol, morre após acidente em Campinas 

Como estão as vendas nos comércios de Campinas com a crise do metanol?

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.