Campinas cria comitê para reforçar segurança nas escolas e identificar fake news

Foto: Carlos Bassan/ Prefeitura de Campinas

A Guarda Municipal de Campinas fez, na última semana, durante a Operação Escola Segura, 1.020 rondas nas escolas municipais, estaduais e particulares. Foram 158 denúncias recebidas pela corporação de supostas ameaças ou violência nas escolas. Todas foram checadas e nenhuma comprovada. Pra filtrar essas denúncias e identificar as fake news, foi criado nesta sexta-feira (14) o Comitê de Gestão Integrada para a Cultura de Paz. De acordo com o prefeito Dário Saadi, o grupo de ação executiva integra as polícias civil, militar e federal, além da Prefeitura e da Guarda Municipal de Campinas, para compartilhamento de informações, denúncias e suspeitas de violência nas escolas em tempo real.

O coronel da Polícia Militar Adriano Augusto Leão comenta que há uma glamourização, nas redes sociais, das ameaças e rumores de ataques nas escolas. Na maioria dos casos, crianças a adolescentes são os responsáveis pela criação das fake news. Quando a polícia identifica os autores dos boatos em redes sociais, crianças adolescentes e até os pais podem ser responsabilizados.

Já o delegado chefe da Polícia Federal em Campinas, Edson Souza, conta que haverá troca direta de informações com outras inteligências para filtrar as denúncias de violência nas escolas.

Outras ações foram anunciadas recentemente pela poder público, como o Monitora Campinas, com a adesão das câmeras de segurança das escolas públicas e particulares. O programa já tem 34 unidades inscritas e 96 em processo de adesão. Também foi criado um canal de contato exclusivo entre as escolas e Guarda Municipal.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.