Voltou a funcionar nesta terça-feira o Parque Ecológico Hermógenes de Freitas Leitão Filho, na Cidade Universitária, no distrito de Barão Geraldo. A área estava fechada desde janeiro após um eucalipto cair e matar uma criança de 7 anos na Lagoa do Taquaral.
A medida atendeu uma reinvindicação do Ministério Público de São Paulo. Foram extraídas 40 árvores: 30 leucenas, uma espécie invasora, e outras 10 árvores, secas, de pequeno porte. Também foi feita a poda de correção de copa em 100 árvores.
Os frequentadores do parque aprovaram a reabertura. A trabalhadora rural Joelma Custódio foi até o local com a mãe e o filho pequeno. Mesmo com o tempo nublado, ela quis aproveitar a estrutura.
O estudante de filosofia Luiz Schievanato se mudou pra Barão Geraldo na semana passada e afirma que gostou da possibilidade de poder aproveitar o parque.
Com a reabertura do Parque Ecológico Hermógenes de Freitas Leitão Filho são 12 locais de um total de 25 que foram reabertos para a a população, entre eles o Parque Ecológico e a Lagoa do Taquaral. Entretanto, espaços como o Bosque dos Jequitibás e o Lago do Café seguem sem data previsão de liberação.