A prefeitura de Cosmópolis começou a fazer uma obra para aumentar a profundidade do poço de captação de água em frente à Estação de Tratamento que fica na cidade, para tentar aumentar a quantidade disponível para abastecimento da cidade.
O trabalho é feito em parceria com o Departamento de Águas e Energia Elétrica, do Estado. O poço vai aumentar para 30 metros de largura e 100 metros de comprimento.
O objetivo é tentar aumentar a quantidade de água que fica reservada para distribuição, já que o rompimento da barragem em março quase zerou todo o estoque disponível para o município.
De acordo com o laudo da Defesa Civil do Estado, a causa do rompimento da barragem, em 9 de março, foi o grande volume de chuvas.
Também foi iniciada uma nova etapa para a instalação e a operação de uma bomba cedida pela Petrobras, que vai ajudar na captação.
A cidade ainda enfrenta o risco de desabastecimento e pede à população que economize água para evitar a falta nos próximos dias.
Após o decreto de situação de calamidade pública, na semana retrasada, foram realizadas 60 abordagens e orientações quanto ao consumo irregular de água. Sem nenhuma multa ou notificação.
O morador que descumprir será advertido e, caso persista, será multado em R$ 150, valor que dobra a cada reincidência.