Ouça ao vivo

Dário corre atrás de verba para Plano contra enchentes; licitação deve sair neste mês

Foto: Emdec/Setransp

Após 13 meses de anunciado, o Plano de Combate às Enchentes da Prefeitura de Campinas ainda não tem uma previsão para início das obras. Isso porque a administração segue em busca da verba. Só na primeira etapa, as obras estão estimadas em cerca de R$ 600 milhões. O edital de licitação deve ser lançado ainda neste mês.

Nesta quarta-feira, o prefeito Dário Saadi (Republicanos) esteve em Brasília,em reunião com o ministro das Cidades, Jader Filho, e também com o Secretário Nacional de Saneamento, Leonardo Picciani. 

O encontro teve o objetivo buscar um financiamento de R$ 452 milhões para as obras que serão realizadas no córrego Serafim, na Avenida Orosimbo Maia; e no Proença, na Avenida Princesa D´Oeste. Essa seria a primeira etapa do Plano. O pagamento seria pago em 20 anos.

Segundo o prefeito de Campinas, o município tem capacidade de financiamento.

Na segunda fase, está prevista a realização de outras quatro obras: um piscinão na Orosimbo Maia, uma obra de remodelação no piscinão já existente na avenida Norte Sul (que servirá para os dois córregos), uma obra de alargamento de calha na Norte Sul (na altura da antiga sede da Administração Regional 2) e uma outra obra de alargamento de três pontes na Orosimbo Maia. Para esta etapa, a prefeitura informou que não há, no momento, uma estimativa de valores.

A administração informou ainda que além do recurso do Governo Federal, Campinas também busca verbas junto a outras fontes de financiamento. Entre elas estão o BNDES e a CAF (Corporação Andina de Fomento). 

A estimativa é que, a partir da obtenção dos recursos e realização da licitação, as obras de cada fase possam ser realizadas em 12 meses, simultaneamente ou na sequência. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.