A família da lojista Silvana Aparecida Barbosa participou de 65 dos 115 anos de história do Mercado Municipal de Campinas, completados no dia 12 de abril. Em 1958, os pais da Silvana se apaixonaram no Mercadão.
No mesmo ano, os pais da lojista se casaram e investiram numa banca de verdura e frutas. Há 22 anos, a banca se transformou aos poucos em uma loja de pimentas que faz sucesso até hoje, e é administrada pela filha. O casal já faleceu, mas restaram as lembranças de uma infância feliz vivida por Silvana entre os boxes do Mercado.
Um espaço que também desperta boas sensações nos clientes. Jane Vinhado, turista que veio do Mato Grosso, fez questão comprar no Mercado Municipal de Campinas, e revela porque.
Esse restauro tão desejado pela cliente vai acontecer em breve. A Prefeitura de Campinas irá investir cerca de R$ 6 milhões na remodelação completa da estrutura do prédio e revitalização da fachada. Os recursos são de um convênio com o Ministério do Turismo. Carlos José Barreiro, Secretário Municipal de Infraestrutura, conta detalhes do projeto.
O anúncio, porém, preocupa alguns lojistas, já que as obras devem começar em junho. Juliana Cristina Salim, que trabalha há oito anos no Mercado Municipal, questiona o prazo da reforma.
O presidente da autarquia de Serviços Técnicos de Campinas (Setec), Enrique Lerena, informou que durante as obras, que devem durar 12 meses, o atendimento ao público será mantido e realizado, quando possível, dentro do mercado ou em tendas instaladas na área externa. A Setec será responsável pelos custos.
A reforma não atingirá o estacionamento, que atualmente já possui vagas suficientes para a demanda, segundo a Prefeitura.