Nem a chuva tirou a determinação de quem acordou cedo no feriado pra prestigiar a festa do Boi Falô, no distrito de Barão Geraldo, em Campinas. O único contratempo foi que, por conta das condições climáticas, a peça de teatro que seria apresentada ao ar livre em ritmo de cordel precisou ser cancelada. Mas não tem problema, o ator Toni Crivelaro, dá uma amostra aqui pra CBN.
A lenda do ‘Boi Falô’ é praticamente a única da cidade de Campinas. Segundo ela, há muitos anos atrás, numa Sexta-Feira Santa durante o período em que havia escravos no Brasil, um homem foi obrigado pelo patrão, Barão Geraldo, a ir tratar dos bois.
Foi nesse momento que teria ouvido em alto e bom som do bovino: Hoje não é dia de trabalhar. A luta atualmente é para manter viva essa crendice popular.
A estudante Beatriz Stevanatto iria participar do teatro e fica muito feliz em poder colaborar com a perpetuação da lenda.
Diversos artesãos e outros expositores participaram da feira montada na Praça do Coco. E a variedade de itens impressionou quem foi prestigiar. Dava pra comprar um objeto com inspiração na Sagrada Família, lembrando a sexta-feira santa, ou então levar aquele docinho de chocolate já se preparando para o domingo de páscoa. A tradicional macarronada também foi servida após o meio-dia.
De acordo com o diretor de cultura de Campinas, Guilherme Rapasi, as apresentações teatrais serão reagendadas em outros espaços.