Ouça ao vivo

Moradores aguardam abertura de licitação para obras contra enchentes na Orosimbo e Princesa

A prefeitura de Campinas prevê abrir a licitação para as obras de combate à enchentes nas bacias do corrego Srrafim, na avenida Orosimbo Maia e do Proença, na avenida Princesa d’Oeste até o final de abril. O município já recebeu uma sinalização positiva do BNDES e da CAF a Corporação Andina de Fomento para o financiamento dessas obras.


Mas quem mora na região é cético ao falar sobre o tema. O artesão Paulo Borges lembra da gravidade das enchentes e espera que dessa vez as intervenções fato acontecer.

A analista financeira Gabriela Camargo mora em Campinas há 10 anos e conta que viu o agravamento da situação na Princesa d’Oeste. Ela considera insuficiente o que vem sendo feito pelo poder público até aqui.

Só na primeira etapa, as obras estão estimadas em cerca de R$ 600 milhões. A primeira etapa consistiria em obras realizadas no córrego Serafim, na Avenida Orosimbo Maia; e no Proença, na Avenida Princesa D´Oeste. O pagamento seria pago em 20 anos. Segundo o prefeito Dário Saad,Campinas tem capacidade de financiamento.

Na segunda fase, está prevista a realização de outras quatro obras: um piscinão na Orosimbo Maia, uma obra de remodelação no piscinão já existente na avenida Norte Sul (que servirá para os dois córregos), uma obra de alargamento de calha na Norte Sul (na altura da antiga sede da Administração Regional 2) e uma outra obra de alargamento de três pontes na Orosimbo Maia.Para esta etapa, a prefeitura informou que não há, no momento, uma estimativa de valores.

A administração informou ainda que além do recurso do Governo Federal, Campinas também busca verbas junto a outras fontes de financiamento. A estimativa é que, a partir da obtenção dos recursos e realização da licitação, as obras de cada fase possam ser realizadas em 12 meses, simultaneamente ou na sequência.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.