Projeto musical de Campinas colhe frutos de 20 anos de existência

Ex-aluna do Projeto Canarinhos da Terra participa do 3º festival Música Que Transforma no Rio de Janeiro. Pietra Ribeiro falará da experiência no projeto, que completa 20 anos em 2023

Ex-aluna do Projeto Canarinhos da Terra participa do 3º festival Música Que Transforma no Rio de Janeiro. Pietra Ribeiro falará da experiência no projeto, que completa 20 anos em 2023

Neste sábado acontece o 3º Festival Música Que Transforma, evento que será realizado no Rio de Janeiro, com o objetivo de promover a transformação social através da música. E Campinas terá um representante que reflete bem essa realidade. Pietra Ribeiro deu os primeiros passos na carreira a partir do projeto Canarinhos da Terra, hoje é profissional da música e será a primeira convidada do evento, nas três edições, não oriunda de um projeto da Sinfônica da Petrobras.

Cantar era legal, mas foi a ideia de viajar para outro estado com a equipe do coral que primeiro lhe interessou. Imagine ‘cair no mundo” aos 15 anos sendo artista? Fato é que Pietra Ribeiro não imaginou que, ao se inscrever no projeto Canarinhos da Terra, por indicação de uma prima – hoje cantora de rock em São Paulo –, sua vida seria transformada para sempre.

Hoje, aos 19 anos, a experiência levou a menina que sonhava ser engenheira de alimentos à uma orgulhosa aluna de licenciatura e canto popular no curso de Música da Unicamp. Pietra, por sinal, está no Rio de janeiro onde participa neste sábado (dia 29) às 13h30, de uma mesa redonda do 3º festival Música que Transforma, realizado pelo Ministério da Cultura e a Petrobras.

Ela é a primeira convidada do evento, nas três edições, não oriunda de um projeto da Sinfônica da Petrobras. “E não é que a viagem veio? Imagina a minha responsabilidade em ter que falar do Canarinhos
da Terra? Mas confesso: é algo que me dá um prazer enorme, que faz meus olhos brilharem”, diz Pietra.

20 anos do Projeto Canarinhos da Terra
Em 2023, o Canarinhos da Terra, por completar 20 anos de existência, tem uma programação voltada a sua trajetória. E resgatar a passagem de alunos que, como Pietra, seguem na música é parte delas. Pietra está na agenda, mas ainda sem data definida, para uma mesa redonda em Campinas. “Nós, a equipe do projeto, temos muito orgulho do trabalho que desenvolvemos aqui nesses anos todos”, destaca o coordenador e diretor executivo, Luiz Pedro Simoni.

Fundado em 1996, como coral, o Canarinhos da Terra transformou-se em projeto social em 2003, quando foi firmada a parceria com a Unicamp, mantida até hoje, através da Pro Reitoria de Extensão e Cultura. Desde então, crianças e adolescentes entre 7 e 18 anos, nas cidades de Campinas, Paulínia e Jundiaí, participam gratuitamente das atividades socioculturais com foco na arte, dramaturgia e canto coral.

No espaço cultural Caso do Lago, da Unicamp, ocorrem as aulas e ensaios para espetáculos do programa Escola Coral, composto por quatro grupos de aprendizado e performance, desenvolvendo aprendizado sequencial. Novas inscrições são abertas a cada semestre e toda formação é gratuita. Já o programa Música e Cultura na Escola ocorre em cinco escolas parceiras e ensaios são realizados nos locais.

O projeto, que foi selecionado pela UNESCO para o Projeto Criança Esperança e recebeu este apoio durante o ano de 2018, conta atualmente com número recorde de inscritos: 1441, sendo 109 deles com aulas na Unicamp, é 1332 nas escolas. Atualmente são integrantes da equipe de professores e de coordenadores: Vastí Atique, Marcelo Peroni, Vladimir Camargo, Leandro Cavini, Jéssica Vieira, Tiago Roscani, Júlia Toledo, Clóvis Português, Marjorie Mariano e Sérgio Cardonha.

O projeto tem o apoio da Petrobras, Fundo da Criança e do Adolescente de Campinas e do
ProAc Editais do Governo doestado de São Paulo.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.