A novidade para a campanha de vacinação contra a gripe neste ano em Campinas é que todos os grupos prioritários podem ser imunizados ao mesmo tempo, sem escalonamento por idade, doença pré-existente ou profissão, por exemplo.
A Secretaria Municipal segue as diretrizes do Ministério da Saúde para oferecer a vacina contra a influenza, que protege contra as variantes H1N1, H3N2 e B/Victoria.
Para o público em geral, a coordenadora do programa municipal de Imunização, Chaúla Vizelli, afirma que o imunizante deve ser oferecido após o fim do prazo da campanha aos prioritários, dia 31 de maio.
Na campanha de 2023, não é necessário intervalo entre as vacinas contra a gripe e a covid-19, como explica Chaúla.
A vacina contra a gripe está disponível para idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses a cinco anos, população indígena, pessoas com comorbidades, trabalhadores da saúde (inclusive os que atuam em cuidados domiciliares e aqueles que trabalham, mas não prestam serviços diretos de assistência à saúde, como recepcionistas e seguranças), gestantes, puérperas, professores, quilombolas, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente e caminhoneiros.