Ouça ao vivo

Campinas amplia grupos que podem tomar a vacina contra meningite

Foto: Prefeitura de Campinas

A secretaria de Saúde de Campinas ampliou, temporariamente, os grupos que podem tomar a vacina contra a meningite.  

Podem receber as doses os adolescentes de 15 a 19 anos de idade, que ainda não tenham recebido a conjugada; e os professores e agentes de organização de ensino que estejam em contato direto com este público, independente de terem tomado antes ou não o imunizante.  

As doses estão disponíveis em todos os centros de saúde de Campinas, enquanto durarem os estoques de novas doses enviadas pelo Ministério da Saúde. A medida segue orientação do governo estadual.   

A vacina Meningocócica C continua disponível na rotina de crianças menores de 1 ano, sendo a primeira dose aos 3 meses e a segunda aos 5 meses. Aos 12 meses é feito um reforço do imunizante.  

Também podem tomar a dose, as crianças de até 10 anos que perderam a oportunidade de receber na dose indicada; e os trabalhadores de saúde, mesmo que já tenham completado o ciclo vacinal.  

Esse imunizante é indicado para outros públicos: adolescentes de 11 e 12 anos. E, até junho deste ano, também aqueles na faixa etária de 13 e 14 anos de idade. 

A meningite provoca inflamação no cérebro e na medula espinhal. A doença pode ser causada tanto por vírus como bactérias, que atacam as membranas que envolvem e protegem o sistema nervoso.  

É transmitida por meio de tosse, espirros e contato próximo entre as pessoas. 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.