O propósito da Campanha do Agasalho 2023 é a distribuição de roupas de inverno e cobertores à população em situação de rua ou vulnerabilidade. Neste ano, o slogan é “Quanto mais amor, mais calor!”. Cerca de 50 pontos de coleta já estão instalados em locais de grande circulação de pessoas, como shoppings e postos de combustíveis. O prefeito Dário Saadi afirma que a estimativa é arrecadar mais peças neste ano para atender a demanda, já que houve aumento das pessoas em situação de rua.
A secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro, explica que as doações de roupas e cobertores serão encaminhadas aos serviços que atendem a população em situação de rua, para os Cras localizados nos bairros, além de abrigos municipais que atendem crianças e adultos e entidades parceiras da Prefeitura de Campinas. Ela alerta também para a importância de não se doar roupas em mau estado de conservação.
Segundo o prefeito, outras ações de acolhimento, como a Operação Inverno, acontecerão de forma conjunta à Campanha do Agasalho. As principais preocupações são com a doação de roupas masculinas e cobertores. No sábado, dia 20 de maio, acontecerá o ‘Dia D’ de arrecadação, no Paço Municipal. As equipes da Prefeitura e de grupos de apoio coletarão roupas, cobertores e agasalhos. A Campanha irá até o dia 30 de julho, com parceria da EPTV, e pode ser prorrogada se houver necessidade. As instituições interessadas em receber pontos de coleta devem entrar em contato com a Prefeitura de Campinas.