Consórcio que faz coleta de lixo vai cuidar de aterros desativados de Campinas

Foto: Carlos Bassan/Prefeitura de Campinas/Arquivo

Os antigos aterros sanitários de Campinas, Delta A, Parque Santa Bárbara e Satélite Íris, serão monitorados e vão receber manutenção pelo mesmo consórcio responsável pela coleta do lixo da cidade. 

O Consórcio Campi Ambiental (formado pelas empresas M.B. Engenharia e Meio Ambiente, Severo Villares Projetos e Construções e Trail Infraestrutura) foi quem ganhou a licitação feita pela prefeitura, para atender a uma determinação do Ministério Público. 

O contrato tem duração de 30 meses, e foi assinado nesta segunda-feira, e aguarda apenas a autorização de despesa por parte da secretaria de Serviços Públicos 

O trabalho envolve o monitoramento dos antigos aterros, que estão desativados há anos. O primeiro foi o do Satélite Íris, conhecido como Lixão da Pirelli, em 1985. Nunca se soube quanto de lixo havia ali, porque o espaço era usado como local irregular de descarte.  

Em 1993, o Aterro do Parque Santa Bárbara parou de funcionar, porque estava próximo das residências. Mais de 2,5 milhões de toneladas de lixo foram enterradas ali. 

Finalmente, o aterro Delta A foi desativado em abril de 2014, porque atingiu a capacidade máxima, de 6 milhões de toneladas.   

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Jaguariúna instala 150 câmeras com inteligência artificial para reforçar segurança

Motociclista fica em estado grave após acidente na Rodovia Santos Dumont em Campinas

Em Piracicaba, motorista perde controle de carro e ‘sobe’ em poste

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.