A hipertensão, ou pressão alta, é uma doença mais comum do que se pensa. O problema é que é totalmente silenciosa, sem apresentar sintomas ao portador. Por isso, a importância do exame periódico para se descobrir essa enfermidade, que pode se transformar em síndrome cardíaca.
Um dos principais fatores que podem causar a hipertensão é a hereditariedade, de pais ou até avós, mas as pessoas que não têm histórico familiar não estão livres de desenvolver a doença, como explica a enfermeira do Departamento de Vigilância em Saúde de Campinas, Ana Paula Crivelaro, alertando para os hábitos diários.
Neste domingo, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas promovem um evento de prevenção à hipertensão e outras doenças no portão 7 da Lagoa do Taquaral. Haverá vacinação contra gripe e covid-19, prática de atividades integrativas para controle do estresse, exames para medir glicemia, triglicérides e colesterol, aferição de pressão, entre outros.