Ouça ao vivo

Parques que permaneceram fechados devem ser reabertos em até 45 dias

Foto: Guilherme Pierangeli

Depois de três meses, todos os 12 parques que permanecem fechados em Campinas já têm uma previsão para serem reabertos. 

Em entrevista à EPTV, o secretário de Serviços Públicos de Campinas, Ernesto Paulella, afirmou que a expectativa é de que em até 45 dias todos os parques estejam aptos para receber o público. 

A prefeitura administra 25 parques públicos e todos foram fechados em 24 de janeiro.Desde então, 13 foram reabertos, entre eles a Lagoa do Taquaral. A última retomada ocorreu no Parque dos Guarantãs, neste sábado, após o corte de 20 árvores.

Os parques foram interditados após diversas quedas de árvores durante as fortes chuvas entre o fim de 2022 e início deste ano. Um eucalipto que caiu e matou uma menina de 7 anos no Taquaral foi um dos principais motivos para essa interdição. 

Além disso, antes dessa morte, um técnico em eletrônica também morreu ao ser atingido por uma figueira no dia 28 de dezembro. 

No Bosque dos Jequitibás, por exemplo, um laudo definido por biólogos e engenheiros florestais como mal redigido e repleto de erros apontou a necessidade de extração de 108 árvores. Segundo Paulella, apesar de todos os desafios legais do Bosque, por se tratar de um patrimônio tombado, a expectativa é que ele seja reaberto em 15 dias.

Enquanto a situação não é resolvida, comerciantes que atuam no bosque lamentam o longo fechamento. Ao todo, 11 permissionários atuam no Bosque dos Jequitibás, cinco externos e seis internos. São comerciantes que precisaram demitir funcionários e cortar gastos em meio à incerteza.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Hospital PUC-Campinas está superlotado

O anúncio foi feito pela própria instituição na noite desta terça-feira (21). Atualmente existem 20 leitos disponíveis, mas 66 pacientes estão internados na unidade. De

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.