Ouça ao vivo

Veterinária reclama da falta de vacina para raiva em Campinas

Foto: Prefeitura de Jaguariúna

Uma médica veterinária campineira foi mordida por um cachorro em Corumbá, no Mato Grosso do Sul, na semana passada e, ao retornar a Campinas, teve dificuldades para encontrar a vacina contra raiva na cidade. 

Leila Taranti explica que, pelo fato do cão não ter sido encontrado, foi indicado que ela tomasse quatro doses. As duas primeiras ela conseguiu receber ainda na cidade  sul-mato-grossense, porém, ao chegar em Campinas houveram problemas para continuar o tratamento. 

A raiva é transmitida por meio da mordida de um animal. No Brasil, gatos e cães são os principais transmissores. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, salivação excessiva, espasmos musculares, paralisia e confusão mental, e pode ser fatal para o ser humano. 

Segundo a veterinária, ela conseguiu tomar a penúltima dose após entrar em contato com um colega da Unicamp. Ele conseguiu acionar uma terceira pessoa que conhecia uma unidade de saúde que ainda tinha uma dose. 

Em nota, a Secretaria de Saúde informou que a vacina contra a raiva não está em falta na rede de saúde. O imunizante está com fornecimento limitado pelo estado. A Pasta foi informada nesta semana sobre a limitação e está definindo as unidades de referência para otimizar o uso dos frascos. Sobre o caso da Leila, ela recebeu o último imunizante nesta quarta-feira, 24, no CS São Quirino.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.