Um levantamento feito pela concessionária Aeroportos Brasil, que administra o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, a pedido da CBN, mostra que o número de registros de queda de balões este ano já é quase a metade do que foi registrado durante todo o ano de 2021.
Até o dia 21 de maio, foram 18 casos de balões que caíam dentro da área do aeroporto – alguns casos foram na pista de pouso, como em 7 de maio. Em 2021 foram 34 registros.
Já os avistamentos de balões — aqueles que são visualizados pela equipe do terminal, mas que os artefatos não caem necessariamente na área do aeroporto, somam 25 ocorrências até esta semana, contra 81 em 2021.
A concessionária faz, desde 2003, a campanha “Para Balão, Digo Não”, com atividades e palestras que promovam a conscientização sobre os perigos de soltar balão.
O projeto acontece sempre no mês de junho, época de festas juninas. Neste período, a soltura de balões é mais frequente, elevando o risco para a aviação.
As escolas participantes do projeto ficam em uma área que abrange um raio de 20km do centro da pista de pouso e decolagem do aeroporto.
A meta desse ano é atender aproximadamente 2.000 crianças nas escolas do entorno do aeroporto.