Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada até 31 de julho

Foto: Prefeitura de Campinas

A Secretaria de Saúde de Campinas acompanhou a decisão da pasta estadual e prorrogou a campanha de vacinação contra a gripe até 31 de julho. O prazo final seria sexta, 30 de junho.

A cobertura vacinal no estado está em 44,5%, com um total de mais 10,7 milhões de doses aplicadas. A meta de cobertura para o Estado é de 90%.

Em Campinas, foram aplicadas 284.176 doses da vacina contra a gripe entre 10 de abril, início da campanha, e quinta-feira, 29 de junho. O grupo com a cobertura mais alta é o de idosos, com 77%; seguido pelas puérperas, com 67%. Em relação aos trabalhadores de saúde, 47% estão vacinados. As menores coberturas continuam sendo a das crianças, com 30%, e a das gestantes, com 35%.

A coordenadora de imunização de Campinas, Chaúla Vizelli, explica que os postos de vacinação serão os mesmos que já funcionavam até junho.

Muitas pessoas que já tiveram algum sintoma gripal acabam não recebendo a vacina porque acham que não podem ou não precisam ser imunizadas. Chaúla Vizelli orienta que com sintomas leves, o paciente pode ser vacinado.

A gripe geralmente causa febre, espirros, nariz congestionado, cansaço e dores no corpo, mas casos mais graves podem afetar as crianças menores de 6 anos de idade, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, podendo levar até à morte. 

Apenas em 2023, a Secretaria estadual da Saúde já registrou 176 óbitos decorrentes de casos graves causados pela infecção dos diversos tipos de vírus da Influenza. A vacinação é eficaz em evitar a evolução da doença para estes quadros mais graves. 

Neste ano, o imunizante protege contra as gripes A (H1N1 e H3N2) e B/Victoria. A vacina pode ser administrada junto com outras vacinas do Calendário Estadual de Vacinação, como por exemplo o reforço contra a covid-19.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.