Campinas vai avaliar contralaudo que reduz extrações no Bosque dos Jequitibás 

Foto: Arquivo CBN

A Secretaria de Serviços Públicos de Campinas deve analisar o contralaudo da Comissão de Arborização da Câmara de Vereadores sobre o Bosque dos Jequitibás, onde é indicado a preservação de 36 árvores. Segundo o Departamento de Parques e Jardins (DPJ), da prefeitura, esses exemplares devem ser eliminados porque estão “condenados”. 

Além disso, a pasta indicou que trabalhos de manejo devem ser a partir do 2º semestre e a etapa é requisito para a reabertura da área.

Em março, o DPJ indicou necessidade de extração de 111 plantas no Bosque, entre elas, 108 árvores e mais três exemplares arbóreos, divididos entre espécies “condenadas” e mortas. O contralaudo da comissão, porém, defende que a adoção de algumas medidas pelo poder público pode preservar 36 espécies que estão neste grupo: 33 árvores e três exemplares.

Embora o Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas (Condepacc) já tenha autorizado a remoção das 108 árvores do Bosque dos Jequitibás, a prefeitura diz que precisa esperar aval do Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico de São Paulo (Condephaat) já que o bosque é patrimônio estadual e foi tombado em 1970.

O laudo usado pela Secretaria de Serviços Públicos foi produzido após a morte de um técnico em eletrônica atingido por uma figueira branca de 35 metros que caiu durante um temporal em 28 de dezembro de 2022. 

Porém, o local só foi fechado em 24 de janeiro, quando um eucalipto caiu na Lagoa do Taquaral e provocou a morte de uma menina de 7 anos. Na ocasião, uma jovem de 27 anos também ficou gravemente ferida e precisou ficar dez dias internada para procedimentos cirúrgicos, antes de ser liberada.

Após a tragédia, a prefeitura fechou todos os parques e bosques para ações de vistoria, podas e extrações de plantas com objetivo de evitar novos acidentes. Desde aquela data, 18 estruturas já voltaram a receber público, mas sete permanecem fechadas. Com exceção do Bosque, seis devem ser entregues até o fim da primeira quinzena de junho, segundo a Secretaria de Serviços Públicos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Prefeitos da RMC aprovam projeto de moradia para pessoas em situação de rua

Polícia apreende máquinas de jogos de azar em restaurante de Campinas após denúncia

Câmara de Campinas vota projeto que institui Semana do Climatério no município

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.