Ouça ao vivo

Campinas investiga 6ª suspeita de maculosa; mulher também esteve em feijoada

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde informou na tarde desta quarta-feira (14) mais um caso suspeito de febre maculosa contraída em Campinas. A mulher, de 40 anos, mora em Hortolândia, e foi internada em um hospital privado do município. A equipe médica aguarda o resultado do exame laboratorial. Ela também esteve na feijoada promovida em 27 de maio na Fazenda Santa Margarida, onde outras três pessoas se infectaram e, posteriormente, morreram.

Uma outra suspeita também começou a ser investigada nesta quarta-feira (14), de uma mulher de 38 anos, que frequentou outro evento na mesma fazenda em 3 junho – um show do cantor Seo Jorge, que reuniu cerca de 10 mil pessoas – e apresentou início de sintomas no dia 10.

Também é investigada ainda a morte de uma jovem de 16 anos, que veio a óbito na noite da última terça-feira (13). Ela frequentou a feijoada do dia 27 de maio. O distrito de Joaquim Egídio, onde fica a fazenda, é mapeado como área de risco para a doença.

Segundo a Secretaria de Saúde, além destas ocorrências, há outros dois casos confirmados em Campinas neste ano. As duas pessoas morreram. Estes dois óbitos não estão relacionados ao surto da Fazenda Santa Margarida, que nesta quarta-feira (15), anunciou que permanecerá fechada pelos próximos 30 dias. A prefeitura já havia suspendido os eventos no local.

Os dois últimos grandes eventos foram realizados na fazenda em 27 de maio, uma tradicional feijoada, com cerca de 3,5 mil pessoas, e um show do dia 3 de junho. A Prefeitura de Campinas informou que investiga os dois eventos e que adotará medidas como intensificar a comunicação em áreas endêmicas para a febre maculosa.

Também anunciou que os médicos da rede pública e privada receberão, nos próximos dias, um treinamento para identificar os sintomas da febre maculosa, que podem ser confundidos com a dengue e até com a covid, o que dificulta o diagnóstico e o tratamento.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.